Pesquisar Apaes

Você deseja ir para qual instituição Apae? Clique nas setas para visualizar as opções.

Estado

Unidade

Coordenadoria de Educação Física, Desporto e Lazer

 
EDUCAÇÃO FÍSICA, DESPORTO E LAZER:
PROJETOS ESPECIAIS
Os Projetos Especiais compreendem Educação Física, Desporto e Lazer e visam oferecer uma prática regular, adaptada e orientada às Pessoas Portadoras de Deficiência inseridas, ou não, nos programas escolares propostos pela APAE Educadora.
Esses programas buscam uma educação para a saúde com ocupação saudável do tempo livre e de lazer, com o desenvolvimento de habilidades e competências em práticas e modalidades esportivas, competitivas e recreativas, além de favorecer condições para aquisição de conhecimentos e atitudes favoráveis para a consolidação de hábitos sistemáticos da prática de atividades físicas que levem a uma vida com qualidade e saúde.
Estrutura da Proposta Educação Física, Desporto e Lazer – Projetos Especiais
Os programas de Educação Física, Desporto e Lazer compreendem as
ações abaixo descritas:                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                
EDUCAÇÃO FÍSICA, DESPORTO E LAZER:
Proposta Orientadora das Ações                                                                                                                        
EDUCAÇÃO FÍSICA
Esse programa visa à conscientização, aquisição e manutenção de hábitos saudáveis para uma melhor qualidade de vida. Dentro desse programa poderão ser oferecidas atividades físicas regulares, adaptadas e orientadas para as pessoas portadoras de deficiência, como:
Caminhadas,
Ginástica,
Natação,
Hidroginástica,
outras atividades afins.
LAZER
Por lazer, entende-se o “conjunto de ocupações às quais o indivíduo pode entregar-se de livre vontade, seja para repousar, seja para divertir-se, recrear-se e entreter-se ou, ainda, para desenvolver sua informação ou formação desinteressada, sua participação social voluntária ou sua livre capacidade criadora, após livrar-se ou desembaraçar-se das obrigações profissionais, familiares e sociais” (Dumazedier,citado por Marcellino, 1995, p. 25).
Além de oferecer atividades de lazer, os programas devem enfatizar o desenvolvimento de condições e atitudes para a ocupação consciente do tempo livre, com possibilidade de livre escolha das atividades, para que este seja entendido não como prêmio a ser recebido após cumprir as obrigações do dia, mas como direito inerente à vida humana.
Poderão ser oferecidas nesse programa atividades como:
Qualquer modalidade esportiva sem fins competitivos,
Gincanas,
Festivais,
Acampamentos,
Piqueniques,
Bailes,
Passeios,
Caminhadas (ecológicas, na cidade),
Jogos e atividades recreativas,
Outras atividades afins.
As unidades da APAE poderão buscar parcerias com universidades/faculdades, empresas públicas ou privadas, associações, clubes e outras instituições para estruturar suas atividades de lazer.
DESPORTO
Nesse programa poderão ser oferecidas atividades de iniciação e treinamento desportivo visando competições locais, regionais, nacionais e internacionais.
 
EDUCAÇÃO FÍSICA, DESPORTO E LAZER:
Proposta Orientadora das Ações                                                                                                                        
Poderão ser oferecidas todas as modalidades esportivas. É importante frisar que para participar de competições os alunos deverão passar por um período prévio de treinamento e que, para participar de treinamentos, os alunos deverão apresentar condições físicas e emocionais favoráveis.
Os treinamentos desportivos deverão ser oferecidos, no mínimo, duas vezes por semana e, caso o aluno faça parte de algum programa da APAE Educadora, deverá continuar a participar das aulas de Educação Física Escolar oferecidas por ela.
As unidades da APAE poderão buscar parcerias com universidades/faculdades, empresas públicas ou privadas, associações, clubes e outras instituições para montar e estruturar suas atividades de treinamento esportivo.
OUTROS PROGRAMAS
Poderão ser organizados outros programas e/ou atividades físicas, desportivas e/ou recreativas, que estejam de acordo com as necessidades das demandas, objetivos e princípios da área, a filosofia do Movimento Apaeano assim como as possibilidades da instituição mantenedora.
 

Endereço:
Rua Vigário José Inácio, 371 - cj. 501 - Galeria do Rosário • Porto Alegre • RS
E-mail:
[email protected]
Telefone:
(51) 32276787