Pesquisar Apaes

Você deseja ir para qual instituição Apae? Clique nas setas para visualizar as opções.

Estado

Unidade

Coordenadoria de Prevenção e Saúde

Coordenador: MARILEI ELISABETE PERIN DOCKHORN
End: Rua Santo Ângelo, 93 - Centro - CEP: 98910.000
Três de Maio - RS
Fone: (55) 3535.1994 / (55) 9963.6194 
E-mail: [email protected]

 

 

 

A atenção integral da saúde da pessoa com deficiência compreende o acolhimento do usuário, em suas necessidades de saúde por meio de ações de promoção, prevenção, assistência, reabilitação e manutenção da saúde.

        A proposta de Promoção da Saúde concebe a saúde como produção social e, desta forma, engloba um espaço de atuação que extrapola o setor saúde, apontando para uma articulação com o conjunto dos outros setores de gestão.

Prevenção e Saúde consiste em:

  • Prevenção primária: não permitir a ocorrência de instalações de deficiências.
  • Prevenção secundária: uma vez instalada a deficiência, permitir o mais rapidamente o diagnóstico e tratamento a fim de impedir a instalação de limitações permanentes;
  • Prevenção terciária: proporcionar atendimento digno, decente e adequado às Pessoas portadoras de deficiência, para que as seqüelas não sejam agravadas enquanto Pessoas não sejam estigmatizadas e desintegradas da sociedade.

A Prevenção das deficiências depende de todos os cidadãos e das autoridades constituídas.

Saúde da Pessoa com Deficiência no SUS

A atenção integral da saúde da pessoa com deficiência compreende o acolhimento do usuário, em suas necessidades de saúde por meio de ações de promoção, prevenção, assistência, reabilitação e manutenção da saúde.

Na última década, a Secretaria de Estado da Saúde do Rio Grande do Sul, credenciou ao Sistema Único de Saúde - SUS, um total de 57 APAES no RS,vindo de encontro a política da Saúde e da Pessoa com Deficiência implantada no RS, atendendo as resoluções do Ministério da Saúde.

A coordenação de prevenção e Saúde, entre suas atribuições vem prestando o assessoramento a estas entidades e as demais no sentido de:

Articular, acompanhar e avaliar o processo de implantação do  credenciamento das APAES ao SUS ;

Coordenar as rotinas (passos) de encaminhamentos  dos credenciamentos;

Orientar  de suas obrigações e no desempenho dos serviços vinculaos  a SUS,  com a a manutenção de equipe mínima exigida pela legislação vigente.

Renovação dos contratos, dentro dos prazos estabelecidos pela Secretaria Estadualde Saúde.

 

Endereço:
Rua Vigário José Inácio, 371 - cj. 501 - Galeria do Rosário • Porto Alegre • RS
E-mail:
[email protected]
Telefone:
(51) 32276787