Feapaes-RS acompanha na AL entrega da Medalha do Mérito Farroupilha ao Ministro da Cidadania

A mais importante láurea da Assembleia Legislativa do Rio Grande do Sul, a Medalha do Mérito Farroupilha, foi concedida ao ministro da Cidadania, Osmar Terra. A cerimônia ocorreu no salão Júlio de Castilhos, no final da tarde desta segunda-feira (12/08), e o presidente da Feapaes-RS, Afonso Tochetto, esteve presente.

 

A proposição foi do deputado Vilmar Zanchin (MDB) que, juntamente com o presidente da Casa, deputado Luís Augusto Lara (PTB), fez a entrega da medalha ao ministro.

 

Terra agradeceu a homenagem especialmente aos deputados Lara, de quem foi colega duas vezes no secretariado dos governos Rigotto e Yeda, e Zanchin, que conheceu quando era secretário da Saúde e o parlamentar, prefeito de Marau.

 

"Acho que, de certa forma, esta homenagem coroa minha caminhada de mais de 40 anos na vida pública", destacou. Em seu discurso, o ministro ainda contou episódios de sua trajetória política e falou da surpresa ao ser convidado para integrar o governo Bolsonaro após ter feito campanha, na última eleição, para Henrique Meirelles.

 

"O governo Bolsonaro é resultado de uma população que cansou da corrupção, que cansou de ouvir promessas que não se realizam", classificou.

 

Homenageado


 Natural de Porto Alegre, Osmar Gasparini Terra é médico, formado pela Universidade Federal do Rio de Janeiro, tem especialização em Saúde Perinatal, Educação e Desenvolvimento do Bebê pela Universidade de Brasília e mestrado em Neurociência pela PUCRS.

 

Filiado ao MDB desde 1986, foi, naquele ano, superintendente do Instituto Nacional de Assistência Médica da Previdência Social no RS, tendo papel fundamental na implantação do SUS no estado. Entre 1989 e 1990, no governo Simon, foi diretor da Secretaria Estadual da Saúde.

 

Em 1992, foi eleito prefeito de Santa Rosa, tendo também assumido a presidência da Famurs entre 1995 e 1996. Em 1999, no governo Fernando Henrique Cardoso, foi secretário Nacional do Programa Comunidade Solidária, criada para combater a pobreza. No ano seguinte, presidiu o Comitê para o Desenvolvimento Integral da Primeira Infância e, em 2001, assumiu o cargo de deputado federal como suplente.

 

Eleito deputado federal em 2002, licenciou-se do cargo para assumir a Secretaria Estadual da Saúde no governo Rigotto, onde ficou até 2006, quando voltou à Câmara para integrar a Comissão de Seguridade Social e Família.

 

Reeleito deputado federal em 2006, foi novamente secretário da Saúde em 2007 durante o governo Yeda. Reeleito em 2018 para o sexto mandato como deputado federal, Terra é ministro da Cidadania. 

Fonte: Comunicação Feapaes-RS
Cadastrada em: 13/08/2019 15:48:11
onde estamos

FEDERAÇÃO DAS APAES DO ESTADO DO RIO GRANDE DO SUL

Rua Vigário José Ignácio, 371, cj. 501 - Galeria do Rosário

CEP: 90020-100 - Porto Alegre - RS

Fone: 51 3227-6787

E-mail: federacao@apaers.org.br

Federação das APAEs do Estado do Rio Grande do Sul

Todo o conteúdo deste site está publicado sob a Licença da FEAPAE-RS