Campus Sertão do Instituto Federal do RS recebe homenagem na Assembleia Legislativa do RS

Mais de 600 crianças, jovens e adultos já foram atendidos no Centro de Equoterapia do Cavalo Crioulo do Instituto Federal do Rio Grande do Sul (IFRS) – Campus Sertão. Em reconhecimento ao trabalho realizado sem custos à comunidade nos sete anos de existência, o projeto recebeu homenagem da Assembleia Legislativa do Rio Grande do Sul em grande expediente, na última semana.

 

Neste ano, o Centro de Equoterapia do Cavalo Crioulo do IFRS (Campus Sertão) atende gratuitamente 120 praticantes. São crianças, adolescentes e adultos de entidades, como Centro de Defesa dos Direitos da Criança e do Adolescente (Cededica), Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (Apae) e lares assistenciais de municípios da região norte do Estado: Sertão, Getúlio Vargas, Vila Lângaro, Estação, Erebango, Coxilha e Charrua.

 

A atividade envolve profissionais do campus e dos municípios com fisioterapeutas, psicólogos, terapeutas ocupacionais, pedagogos, veterinários, zootecnistas, entre outros. A iniciativa conta com oito cavalos doados por cabanhas apoiadoras do projeto.

 

De acordo com o coordenador do projeto, Marcos Oliveira, a ação do Campus Sertão é a que mais realiza, no país, atendimentos de equoterapia sem custos aos praticantes. O centro conta, também, com a participação com 20 estudantes (bolsistas e voluntários) do IFRS.

 

A técnica da equoterapia utiliza o cavalo como recurso educacional, psicoterapêutico e esportivo. Ajuda na reabilitação de pessoas com especificidades, como lesões neuromotoras de origem medular, patologias ortopédicas congênitas ou adquiridas por acidentes diversos, necessidades educativas especiais, distúrbios evolutivos, comportamentais e de aprendizagem.

 

A Federação das APAES do Rio Grande do Sul esteve presente na justa homenagem ao professor Marcos de Oliveira, agradecendo pela parceria e parabenizando pela iniciativa de tão importante projeto para nossos usuários.

Fonte: Comunicação Feapaes-RS
Cadastrada em: 26/08/2019 20:45:36
curta nossa fanpage
editais
onde estamos

FEDERAÇÃO DAS APAES DO ESTADO DO RIO GRANDE DO SUL

Rua Vigário José Ignácio, 371, cj. 501 - Galeria do Rosário

CEP: 90020-100 - Porto Alegre - RS

Fone: 51 3227-6787

E-mail: federacao@apaers.org.br

Federação das APAEs do Estado do Rio Grande do Sul

Todo o conteúdo deste site está publicado sob a Licença da FEAPAE-RS