a federação - quem somos

Fundada em 1993, a Federação das APAES do Estado do Rio Grande do Sul (FEAPAES-RS) atua há 29 anos no assessoramento às APAES do Estado e em defesa das pessoas com deficiência intelectual e múltipla. Entidade beneficente, sem fins lucrativos, a Federação promove capacitações, cursos e desenvolve projetos que beneficiam atualmente as 206 APAES do Estado, organizações que juntas atendem mais de 60 mil pessoas diretamente.


A Federação das Apaes do Estado é uma associação civil, beneficente de assistência social, de assessoramento, de defesa e garantia de direitos com foco no fortalecimento do movimento social da pessoa com deficiência, formação e capacitação de lideranças, defesa, efetivação e construção de novos direitos, promoção da cidadania, enfrentamento das desigualdades sociais, articulação com órgãos públicos de defesa de direitos, dirigidos ao publico da politica de assistência social, nas áreas de educação, saúde, esporte, cultura, formação do trabalho, estudo e pesquisa, sem fins lucrativos e de fins não econômicos, com duração indeterminada.


Com sede em Porto Alegre, capital do Estado, a FEAPAES-RS tem como missão articular a defesa e garantia de direitos da pessoa com deficiência intelectual e múltipla. Prestar assessoria nas áreas de assistência social, educação, gestão, jurídica e saúde, visando à melhoria contínua dos serviços prestados pelas APAES.

Em 2022, a FEAPAES-RS recebeu pela sexta vez consecutiva o prêmio Top Of Mind como Instituição de Credibilidade, busca contribuir no gerenciamento e na organização de sistemas de atendimento, buscando aperfeiçoar o trabalho desenvolvido de assessoramento as APAES filiadas.

Presente em todas as regiões do Estado do Rio Grande do Sul, a Federação conta com 206 filiadas segmentadas em 18 Conselhos de Administração. Além disso, promove reuniões mensais do Grupo de Trabalho (Assistência Social, Educação e Gestão) e encontros regulares de coordenadores regionais em nove áreas: Artes; Assistência Social; Autodefensoria e Família; Defesa de Direitos e Mobilização Social; Educação; Educação Física, Desporto e Lazer; Educação Profissional; Informática; Saúde e Prevenção. 


Eleita marca de confiança dos brasileiros pelo sexto ano consecutivo, segundo pesquisa da revista Seleções e Ibope Inteligência, a FEAPAES-RS é responsável por gerenciar o nome APAE em todo o Estado do Rio Grande do Sul. Tal confiança resulta em força e credibilidade aos parceiros da organização, entre eles Tri Legal Tchê, Tri Legal, Doces Petry, Sorvebom, Rede Clip, Casabem, RGE, MDM8, entre outros.

onde estamos

FEDERAÇÃO DAS APAES DO ESTADO DO RIO GRANDE DO SUL

Rua Vigário José Ignácio, 371, cj. 501 - Galeria do Rosário

CEP: 90020-100 - Porto Alegre - RS

Fone: 51 3227-6787

E-mail: federacao@apaers.org.br

Federação das APAEs do Estado do Rio Grande do Sul

Todo o conteúdo deste site está publicado sob a Licença da FEAPAE-RS