Precisamos reafirmar participação da família na vida dos filhos

A Semana Nacional da Pessoa com Deficiência Intelectual e Múltipla, que ocorre de 21 a 28 de agosto, tem o objetivo de mobilizar a sociedade através de encontros, palestras e debates na busca da inclusão social.

Por Presidente da Feapaes-RS

Afonso Tochetto

Em 2017, foi sancionada a Lei 13.585 de 26 de dezembro de 2017, que institui a Semana Nacional da Pessoa com Deficiência Intelectual e Múltipla.

Neste ano, o tema da Semana Nacional da pessoa com Deficiência Intelectual e Múltipla é "Família e pessoa com deficiência, protagonistas na implementação das políticas públicas". O intuito, em 2019, é reafirmar, no contexto do Movimento APAEANO, a importância da participação da família, em todos os processos de vida dos filhos.

Essa mobilização pretende estimular a reflexão sobre a importância da participação das famílias no desenvolvimento, na inclusão, na defesa e garantia dos direitos das pessoas com deficiência intelectual e múltipla. Para tanto, através do conjunto de estratégias propõe ações nas áreas de política pública, saúde, educação, trabalho, defesa e garantia de direitos, formação e pesquisa, assistência social e comunicação.

Isso significa que muito há que se alcançar. Precisamos conquistar maior representatividade das pessoas com deficiência e suas famílias nas instâncias e processos decisórios para efetivação de políticas públicas. Efetivar o protagonismo das pessoas com deficiência e suas famílias nesses espaços é uma luta que acompanha os anos de caminhada da Rede APAE.

Há mais de 60 anos, a rede APAEANA faz sua atuação institucional em defesa e garantia dos direitos das pessoas com deficiência intelectual e múltipla, ofertando serviços especializados de qualidade e organizados na perspectiva da inclusão social dos seus atendidos.

Mas vimos o quanto precisamos avançar em ações formativas no sentido de desenvolver competências, de forma que o protagonismo se torne realidade.

As 205 APAES do Rio Grande do Sul, durante essa semana, buscam, através de várias atividades desenvolvidas em suas unidades nos seus municípios, promover ações que valorizem a própria superação diante das adversidades, das diferentes barreiras, assegurando a participação efetiva da pessoa com deficiência intelectual e múltipla e sua família na construção das políticas públicas, no acesso aos direitos e bens sociais para um processo crescente de inclusão social.

Fonte: Comunicação Feapaes-RS
Cadastrada em: 21/08/2019 09:08:00
onde estamos

FEDERAÇÃO DAS APAES DO ESTADO DO RIO GRANDE DO SUL

Rua Vigário José Ignácio, 371, cj. 501 - Galeria do Rosário

CEP: 90020-100 - Porto Alegre - RS

Fone: 51 3227-6787

E-mail: federacao@apaers.org.br

Federação das APAEs do Estado do Rio Grande do Sul

Todo o conteúdo deste site está publicado sob a Licença da FEAPAE-RS