GOVERNO DO ESTADO ANUNCIA 30 CENTROS DE ATENDIMENTO DO PROGRAMA TEACOLHE

Inicialmente o edital contemplará 18 unidades de atendimento especializado do programa estadual de saúde

 

Nesta segunda-feira (17), o governo do Estado anunciou os novos Centros de Atendimento em Saúde especializados em casos de Transtorno do Espectro Autista (TEA). O comunicado ocorreu durante cerimônia no Lounge de Inovação da Procergs, onde também foi apresentado o edital de seleção para encaminhamento das propostas técnicas de implementação das unidades.

 

O anuncio foi feito pelo Governador Eduardo Leite (PSDB) e a Secretária de Saúde Arita Bergmann. Na ocasião, a coordenadora do TEAcolhe, Fernanda Mielke, apresentou os resultados alcançados pelo programa através dos Centros Macroregionais e Centros Regionais de Referência. Foram 18 mil pessoas capacitadas nos centros de matriciamento  desde sua criação até dezembro de 2022. Com essa ampliação do serviço ofertado, estima-se que sejam realizados 1200 atendimentos individuais por mês com equipes multidisciplinares em toda a rede para pessoas com autismo. Está previsto um investimento de R$ 2,1 milhões mensais em recursos, onde R$ 70 mil serão destinados para o custeio de cada centro especializado. As propostas das entidades interessadas devem ser encaminhadas de acordo com o edital no período de 28 de abril até 28 de maio, e a divulgação dos resultados será no dia 30 de junho.

 

Durante o evento, a usuária do TEAcolhe, Eduarda Guerim, de 17 anos de idade, prestou um depoimento emocionado de agradecimento ao governador Eduardo Leite sobre o quanto o programa fez a diferença na sua vida e de seus familiares. “É muito especial quando a gente consegue estar em um momento como esse, vendo um resultado concreto”, disse o governador.

 

Sobre o TEAcolhe

 

O TEAcolhe é um programa do governo do Estado do Rio Grande do Sul. Sua função é de promover atendimentos integrados as necessidades individuais das pessoas com Transtorno do Espectro Autista (TEA), dar suporte as famílias e criar condições de desenvolvimento pessoal e de inclusão social, oferencendo serviços qualificados a pessoa com autismo. Atuam através dos Centros Macroregionais  e  Centros Regionais de Referência. O primeiro oferece suporte as equipes técnicas e psicopedagógicas às equipes dos municípios macroregionais de saúde,  realizando o matriciamento que congrega as áreas de saúde, educação e assistência social, para o encaminhamento especializado. Já o segundo, além de auxiliar no matriciamento e na qualificação da rede de atendimento local, intervêm em casos graves nas suas regiões.

 

A recente alteração do decreto permitiu  a extensão do programa, que não será limitado apenas ao matriciamento, encaminhamentos e capacitações, como também terá seus próprios centros de atendimento. A partir dessa nova implementação, o tempo de espera das famílias será reduzido e prevê 150 atendimentos mensais em cada uma das unidades.

 

Texto e Fotos: Nathan Tortorela/FEAPAES-RS

Fonte: FEAPAES-RS
Cadastrada em: 24/04/2023 09:51:57
onde estamos

FEDERAÇÃO DAS APAES DO ESTADO DO RIO GRANDE DO SUL

Rua Vigário José Ignácio, 371, cj. 501 - Galeria do Rosário

CEP: 90020-100 - Porto Alegre - RS

Fone: 51 3227-6787

E-mail: federacao@apaers.org.br

Federação das APAEs do Estado do Rio Grande do Sul

Todo o conteúdo deste site está publicado sob a Licença da FEAPAE-RS