coordenadorias

EDUCAÇÃO FÍSICA, DESPORTO E LAZER: 

 

PROJETOS ESPECIAIS

Os Projetos Especiais compreendem Educação Física, Desporto e Lazer e visam oferecer uma prática regular, adaptada e orientada às Pessoas Portadoras de Deficiência inseridas, ou não, nos programas escolares propostos pela APAE Educadora.
Esses programas buscam uma educação para a saúde com ocupação saudável do tempo livre e de lazer, com o desenvolvimento de habilidades e competências em práticas e modalidades esportivas, competitivas e recreativas, além de favorecer condições para aquisição de conhecimentos e atitudes favoráveis para a consolidação de hábitos sistemáticos da prática de atividades físicas que levem a uma vida com qualidade e saúde.


Estrutura da Proposta Educação Física, Desporto e Lazer – Projetos Especiais


Os programas de Educação Física, Desporto e Lazer compreendem as
ações abaixo descritas:                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                               
EDUCAÇÃO FÍSICA, DESPORTO E LAZER:
Proposta Orientadora das Ações                                                                                                                       
EDUCAÇÃO FÍSICA
Esse programa visa à conscientização, aquisição e manutenção de hábitos saudáveis para uma melhor qualidade de vida. Dentro desse programa poderão ser oferecidas atividades físicas regulares, adaptadas e orientadas para as pessoas portadoras de deficiência, como:
Caminhadas,
Ginástica,
Natação,
Hidroginástica,
outras atividades afins.
LAZER
Por lazer, entende-se o “conjunto de ocupações às quais o indivíduo pode entregar-se de livre vontade, seja para repousar, seja para divertir-se, recrear-se e entreter-se ou, ainda, para desenvolver sua informação ou formação desinteressada, sua participação social voluntária ou sua livre capacidade criadora, após livrar-se ou desembaraçar-se das obrigações profissionais, familiares e sociais” (Dumazedier,citado por Marcellino, 1995, p. 25).
Além de oferecer atividades de lazer, os programas devem enfatizar o desenvolvimento de condições e atitudes para a ocupação consciente do tempo livre, com possibilidade de livre escolha das atividades, para que este seja entendido não como prêmio a ser recebido após cumprir as obrigações do dia, mas como direito inerente à vida humana.
Poderão ser oferecidas nesse programa atividades como:
Qualquer modalidade esportiva sem fins competitivos,
Gincanas,
Festivais,
Acampamentos,
Piqueniques,
Bailes,
Passeios,
Caminhadas (ecológicas, na cidade),
Jogos e atividades recreativas,
Outras atividades afins.
As unidades da APAE poderão buscar parcerias com universidades/faculdades, empresas públicas ou privadas, associações, clubes e outras instituições para estruturar suas atividades de lazer.


DESPORTO


Nesse programa poderão ser oferecidas atividades de iniciação e treinamento desportivo visando competições locais, regionais, nacionais e internacionais. 

 

EDUCAÇÃO FÍSICA, DESPORTO E LAZER:

 

Proposta Orientadora das Ações                                                                                                                       
Poderão ser oferecidas todas as modalidades esportivas. É importante frisar que para participar de competições os alunos deverão passar por um período prévio de treinamento e que, para participar de treinamentos, os alunos deverão apresentar condições físicas e emocionais favoráveis.
Os treinamentos desportivos deverão ser oferecidos, no mínimo, duas vezes por semana e, caso o aluno faça parte de algum programa da APAE Educadora, deverá continuar a participar das aulas de Educação Física Escolar oferecidas por ela.
As unidades da APAE poderão buscar parcerias com universidades/faculdades, empresas públicas ou privadas, associações, clubes e outras instituições para montar e estruturar suas atividades de treinamento esportivo.

 

OUTROS PROGRAMAS

 

Poderão ser organizados outros programas e/ou atividades físicas, desportivas e/ou recreativas, que estejam de acordo com as necessidades das demandas, objetivos e princípios da área, a filosofia do Movimento Apaeano assim como as possibilidades da instituição mantenedora.

curta nossa fanpage
editais
onde estamos

FEDERAÇÃO DAS APAES DO ESTADO DO RIO GRANDE DO SUL

Rua Vigário José Ignácio, 371, cj. 501 - Galeria do Rosário

CEP: 90020-100 - Porto Alegre - RS

Fone: 51 3227-6787

E-mail: [email protected]

Federação das APAEs do Estado do Rio Grande do Sul

Todo o conteúdo deste site está publicado sob a Licença da FEAPAE-RS